Tuesday, April 14, 2009

Quem quer bacalhaaaaaaau ? bis

Eu não gostava de bacalhau quando era menina, para mim era aquele peixe que você mastigava, mastigava e nunca que ele se desfazia, ficava aquela palha na boca…
Agora que tenho mais ocasiões de ir a Portugal, pude comer bacalhau do bom, porque português não brinca com a qualidade do bacalhau, ora essa ! E fiz as pazes com o dito cujo, principalmente com as receitas mais simples, que destacam bem o sabor do peixe sem afogá-lo no creme de leite, na maionese…
Um dos melhores que ja comi é feito pela minha sogra : postas enormes de bacalhau num refratário, assadas no azeite (uns 2 dedos de azeite pelo menos). Em cima das postas, um pouquinho de farinha de rosca, um dente de alho e uma bolinha de manteiga.

Isso sem falar nas pataniscas, nos bolinhos, nas punhetas (epa!)... Viciei.

E o meu preferido : Bacalhau à Braga

Para 2 pessoas

2 postas grandes de bacalhau, no lombo (ou 3 postas médias), dessalgado
4 cebolas
3 dentes de alho
3 folhas de louro
1 copo de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho ou de maçã
2 colheres (sopa) de azeite
pimenta-do-reino
sal

Batatas chips ao forno
Batatas (quanto quiser, aqui em casa vai um monte pois somos batatívoros)
Azeite em spray ou azeite e um pincel
Sal

Preparo das batatas chips ao forno

Descasque as batatas, corte em fatias de 2 mm (eu faço com a lâmina reta do ralador). Seque bem as rodelas com papel toalha.
Forre uma assadeira com papel manteiga, unte de leve com o azeite em spray ou com um pincel. Coloque as rodelas de batata evitando coloca-las umas por cima das outras. Unte a parte de cima das batatas com o azeite.
Forno bem quente (uns 250 graus) até as batatas ficarem douradas. O tempo que leva depende do seu forno, uns 15 a 20 minutos.
Reserve as batatas em um prato forrado com papel toalha.

Para o bacalhau :
Tempere as postas de bacalhau com um fio de azeite, louro e o alho amassado.
Aqueça 2 colheres de azeite em uma panela de fundo grosso. Jogue as cebolas cortadas em rodelas, refogue bem. Quando começarem a dourar, junte o vinho branco e o vinagre. Cozinhe bem até as cebolas ficarem molinhas. Não deixe secar muito. Tire a cebola e reserve. Frite o bacalhau na mesma panela, doure bem dos dois lados. Junte a cebola, tampe e deixe cozinhar em fogo baixinho durante uns 15 minutos. Sirva bem quente, com as batatas chips em volta. O bom é quando as batatas ficam impregnadas do caldinho do bacalhau… Delícia !

No comments: