Monday, May 11, 2009

J'irai revoir (l)a Normandie

Voltamos hoje da Normandia, para mim uma das regiões mais lindas da França. Campos verdejantes com milhares de vaquinhas pastando, campos amarelo-ouro cobertos de flores de colza, centenas de macieiras em flor... E quem disse que na Normandia só chove ? Foi sol todos os dias, começou a chover quase no momento exato em que saímos de lá e entramos na (preguiiiiiça) Ile-de-France.

Campo de colza

Se aquele espanhol não tivesse abocanhado meu prêmio do Euromilhões, tinha comprado hoje mesmo uma casa em Houlgate e outra no interior, no paraíso verde entre o mar e Caen...

Caen
Floresta perto de Honfleur

Houlgate

O D-Day também foi na Normandia. Visitamos Omaha Beach, a Pointe du Hoc (um dos pontos primordiais do desembarque americano na França) e o cemitério militar americano de Colleville-sur-Mer. A impressão que estas visitas me dexaram foi dolorosa e triste, mas acho que é necessário ver para se ter uma idéia da dimensão do débarquement. A Pointe du Hoc foi a que mais me impressionou, é um dos poucos lugares onde o terreno foi deixado mais ou menos como estava depois da guerra... V ver as crateras feitas pelas bombas, a altura da falésia escalada pelos soldados americanos, as fortificações alemãs, os canhões... Fiquei sem palavras. Jacques Prévert já disse, "quelle connerie la guerre".
La Pointe du Hoc
Omaha Beach

2 comments:

bloblo said...

os normandos foram um dos povos que deram suas andancas na regiao de meu pai, na italia. nao conheco a normandia, mas dizem que meu tipo fisico eh bem normando, seja la o que isso queira dizer...

Milady Carol said...

Bloblo, acho que os normandos eram os homens do Norte, os vikings que andaram pela Europa inteira, inclusive pela Normandia (duh) e pela Itália. Chique demais ser descendente de viking, hein ? :-)