Saturday, April 04, 2009

Saladas salvadoras

Sem grana ? Sem tempo ? Sem nada na geladeira pois acabou de voltar de viagem ? Todas as respostas anteriores ? Está na hora de investir em uma das invenções mais práticas numa cozinha : os enlatados. Algum tempo atrás eles tinham uma reputação meio ruim, de qualidade meia-boca e de criadores de azia, mas melhoraram muito. Na minha despensa, não faltam enlatados variados, e o fundamental aqui é :

- tomate pelado
- atum em água
- sardinha (filés em marinada de limão, sem óleo, aqui em casa)
- lentilha
- milho
- feijão (para o chili com carne, pues)
- palmito
- corações de alcachofra
- cornichons

Isso aí é a lataria básica, que não falta nunca. Quebra um galho absurdo.

Idéia de uma salada delícia que fiz ontem, na volta da viagem a Portugal. Dá para 2 pessoas ou se for uma pessoa esfomeada como eu, uma e meia :-)

- 200g de macarrão cozido (o melhor é usar batata cozida e picada, mas eu tinha sobras de massa)
- 1 lata de sardinhas
- 1 lata pequena de qualquer legume enlatado que você gostar, eu usei fundos de alcachofra, picadinhos
- uns 10 cornichons e/ou cebolinhas em conserva em rodelinhas
- 1/2 cebola cortada em cubinhos pequeninos
- azeite
- sal
- suco de limão

Misture todos os ingredientes, tempere com azeite, sal e suco de limão. Fica ainda melhor no dia seguinte.

A idéia é usar o que você tiver em casa : tomates, cenoura ralada crua ou cozida, restos de qualquer verdura... The sky is the limit. Se não gostar de sardinha, use atum... Mas eu não entendo como pode alguém não gostar de sardinha, eu A-M-O sardinha ! :-)

2 comments:

Lidiane Vasconcelos said...

Essa receita básica e rápida de salada fez minha barriga roncar...será alguma coincidência?
...kkkkk...

Gostei desse espaço, voltarei mais vezes. ;)

Beijos

Milady Carol said...

Lidiane, não sei, será que você leu a receita logo antes do horário do almoço ? Aí é tortura, ahahaha!
Mas essas saladonas são mesmo a salvação da Pátria para aquelas horas de muita fome e pouco tempo/paciência/grana, ou todas as anteriores :-D

Que bom que gostou, obrigada pelo comentário, volte sim ! :-)