Friday, May 02, 2008

Purê de ervilha partida com cominho

A Re pediu receitas de sopas, mas ainda não achei nenhuma que me animasse... A não ser a de abóbora, mas essa é bem facinha né?

Re, vc cozinha ou assa a abobora com casca, tira a polpa com uma colher (descascar abobora crua é um saco), leva ao fogo com um pouquim de agua ou de leite, caldo de galinha/legumes e um pouquinho de échalote refogada no óleo, se quiser. Uma pitadinha de cominho, mixer ou liquidificador e voilà! Se ficar espessa demais, é so diluir com mais agua ou leite. Aí vc serve bem quentinha com uma colher de creme de leite no centro de cada prato, ou uma fatia de bacon bem crocante. :-)

O purê de ervilha partida é um ótimo acompanhamento para frango ou peixe, é uma boa alternativa para o purê de batata... Nada contra, mas é bom variar, né? Fica verdinho e é uma delícia!

Purê de ervilha partida

1 copo de ervilha partida
1 cebola pequena picadinha
1 colher de óleo vegetal
1 cubo de caldo de legumes (ou de bacon)
2 polenguinhos
leite
creme de leite
cominho

Lave a ervilha partida numa peneira. Refogue a cebola picadinha na panela de pressão, ou numa panela normal. Quando ficar transparente, jogue a ervilha partida.
E aí é que complica. Para cozinhar a ervilha partida na pressão, eu usei mais ou menos 4 copos de água para 1 copo de ervilha. O tempo de cozimento foi de 20 minutos, contando a partir do apito da panela de pressão. O problema foi que grudou no fundo da panela... Acho que o macete é manter o fogo baixo.
Na panela normal, vai pelo menos uma hora e meia de cozimento na panela tampada. Se você tiver tempo, vá em frente, é mais fácil controlar o cozimento.

Quando estiver bem macia, deixe evaporar o resto da água, se houver, cozinhando com a panela destampada e mexendo de vez em quando. Adicione o polenguinho e vá amassando com um garfo. Se ficar muito duro, dissolva com um pouco de leite ou de creme de leite. Quando ficar bem cremoso, coloque uma pitada de cominho, acerte o sal e voilà!

Eu confesso que ultimamente andei roubando: em vez de cozinhar a ervilha partida, compro o purê congelado já pronto e só tempero. Se vc encontrar, vai na fé que vale a pena.

1 comment:

prosaico20mg said...

Fica booooooommmm.. Deixo aqui o meu testemunho. Com uma carninha, ou um peixinho, ou um franguinho..hehehe
;-D