Sunday, May 17, 2009

Arroz metido a besta com verduras


Ou... Risotto approximatif aux petits légumes printaniers para as visitas :-) O arroz é metido a besta porque é metido a risoto, mas não é... Porque não foi com arroz arborio, basta um arroz de grão curto ou até arroz normal mesmo se for o que tiver em casa. Não esquentei a barriga no fogão mexendo sempre, e leva creme de leite. Mas fica tão bom...

Para 2 pessoas


1 copo pequeno de arroz (eu usei semi-integral, uns 130g)
1 colher (café) de óleo

1/2 copo de vinho branco
1 punhado bem grande de folhas de espinafre

8 cogumelos frescos grandes (ou uma lata pequena)

4 aspargos verdes
1 cubo de caldo de legumes

4 colheres (sopa) bem cheias de parmesão ralado

1 colher (sopa) rasa de manteiga

2 colheres (café) de creme de leite
1 cebola

2 dentes de alho


Lavar as folhas de espinafre com cuidado para tirar toda a areia. Cortar em tiras e colocar numa panela vazia, em fogo baixo. Tampar e cozinhar os espinafres no próprio vapor, só até as folhas murcharem. Leva uns 5 minutos. Escorrer bem.
Picar a cebola e o alho bem miudinhos. Fatiar os cogumelos, tirar a base dos aspargos e cortar em pedaços de uns 2 cm.
Em uma panela, aquecer o óleo. Refogar a cebola e o alho até ficarem transparentes. Acrescentar os cogumelos, refogar uns 2 minutos. Adicionar o arroz e refogar mais 5 minutos, mexendo sempre. Jogar o vinho branco na panela e mexer bem até o arroz absorver o vinho e o alcool evaporar.
Colocar na panela 2,5 copos de água e o caldo de legumes esfarelado. Mexer bem e tampar. Deixar cozinhar uns 12 minutos, mexendo de vez em quando. Colocar os aspargos, mexer e deixar cozinhar mais uns 5 minutos. Quando o arroz estiver al dente, tirar do fogo, colocar a manteiga, o creme de leite e o parmesão e mexer muito bem.
Servir em seguida.

1 comment:

Salvatore said...

tudo em frances fica mais chic!! rssrsrrsrs