Tuesday, October 16, 2007

Curso de Arte na História - não perca!

Eu sei que isso aqui não é vitrine que preste, mas quero divulgar. Dessa vez eu já escrevi para tia Sil, não vou perder!! E divulgo porque nossa, eu já estou impaciente para que comece logo. Só espero que a minha ídala demore para descobrir o quanto eu sou tapada...
Enfim, sem mais delongas, eis o anúncio da maravilhosa e amada Fal:

Abertas as inscrições do felomenal curso de Arte na História. O curso é totalmente virtual. But... se houver quem se interesse, faremos reuniões mensais só pra fofocar aqui em São Paulo. Não, não precisamos estar todos conectados ao mesmo tempo para mandar e receber aulas. É legal e bacana, é a quinta vez que eu dou esse curso na rede, sempre dá certo (né, ex-alunos??). As aulas, modestamente o caralho, são muitíssimo bem escritas e eu pego na sua mão pra te explicar as cousas. Além disso, vai ter atividades paralelas, discussões paralelas, esse vai ser de arrebentar.
Peça informações aqui:
artenahistoria@gmail.com
E divulgue no seu blog, se vc achar que deve. Convide seus alunos, seus amigos, seus correligionários. :o))))


ARTE NA HISTÓRIA

Aula I
Arte. Que é isso?
Algumas teorias sobre o surgimento da arte.
Pedra lascada, pedra polida.
A vida como nós a conhecemos: as primeiras civilizações
No princípio era o verbo
Dos tijolos sumerianos aos jardins suspensos da Babilônia, passando pelos gatinhos do Egito.
Os números da Maloca
Tantos povos, tantas histórias: persas, minóicos, micênicos, hititas, lídios, medos, dóricos fenícios, cartaginenses e, ufa, hebreus

Aula II
Se oriente rapaz I: China e Índia
As crianças da Grécia
Os geniais etruscos
Roma e a não-arte

Aula III
Balaio de gatos: bárbaros germânicos, arte românica, gótica e a Idade Média
Construindo catedrais com a Ana Paula
Se oriente rapaz II: Japão

Aula IV
Humanismo
Grandes navegações: o mundo diminui
A terra é mui graciosa, tão fértil eu nunca vi
Apertem os cintos, o Papa sumiu

Aula V
O barroco francês, Rembrandt, Bach e outras coisas do século XVII que fazem meu coração sorrir
Bebendo café com o Mauro

Aula VI
Carneirinho, carneirão: o Arcadismo
Born in the USA
Eu sou Napoleão Bonaparte
Linha de montagem

Aula VII
Vizinhos Reais
Noutras palavras, sou muito Romântico
Romantismo Português, ó pá!
Eu te amo, porra! - Romantismo no Brasil
Evolução: 'Sua mãe pode até descender dos macacos, mas a minha não'

Aula VIII
A vida como ela é: O Realismo
A Natureza é tão natural
Simbolismo Lerê Lerê
República ou morte
Impressionante
Freud, explica!!

Aula IX
Século novo, vida nova
Espartilhos e grandes bigodes: a Primeira Guerra Mundial
Futurismo, cubismo, dadaismo: é ismo que não acaba mais
Modernismo: Brasil e Portugal
Derretendo relógios
Fazendo moda, fazendo arte
Nós cantamos na chuva
A Segunda Grande Guerra
Baby boom
O anjo pornográfico

Aula X
Flower Power, o passaporte pra revolução
As veias abertas da América Latina
Coca-cola é isso aí: a publicidade e o divino, e as malas da Carla San
Moda, cinema, literatura, poesia, arquitetura, teatro, pintura, escultura, publicidade, rádio: stress puro ou seu dinheiro de volta.
O Havaí seja aqui : internet, a nova arte e o diário coletivo
De volta à pintura de paredes: os novos urbanos

1 comment:

srta. bia said...

ah esse curso da Fal vai bombar, já mandei e-mail para me inscrever.
e não fui muito com a cara desse tal rugby...rs.