Friday, July 03, 2009

Desodorante natureba

Não quer usar os famosos sais de alumínio? Enjoou dos desodorantes industriais que acabam empolando a pele/manchando a blusa? Quer usar produtos cruelty-free mas já viu que a maioria dos desodorantes orgânicos é caríssima e te deixa ainda mais fedida? é pão-dura(o) pra caramba?

Seus problemas acabaram!

Eu, que tinha todos os problemas acima, descobri um ano atrás que bicarbonato de sódio depois do banho, nas axilas ainda úmidas, é o melhor desodorante que ja usei na vida. Aguenta qualquer tranco, inclusive estresse no trabalho, corrida debaixo de sol ou horimeia dentro da linha 4 do metrô, que deveria ser chamada de panela de pressão. Resultado a toda prova. Não mancha nem deixa cheiro na roupa, não tem perfume enjoado. Perfeito, mas...

...o problema é que o pó do bicarbonato é muito áspero, e muitas vezes deixa a minha pele irritada por causa do atrito. Além do mais, o atrito estava deixando a pele da axila escura, chegava até a descascar.

E aí, fuçando na Internet, descobri que tem gente que mistura o bicarbonato com... amido de milho, para deixar a mistura menos abrasiva... Testei hoje com uma mistura de metade bicarbonato, metade amido de milho.

Impressonante como a mistura é muito menos agressiva, é agradavel na pele, não fica branco (so durante uns minutinhos depois da aplicação), não mancha a roupa, resolveu o problema do atrito e aguentou o dia inteiro, e olha que o calor esta impossivel.

Dependendo da pessoa e do calor, da atividade fisica... pode ser uma boa aumentar a proporção de bicarbonato, 2 partes para 1 parte de amido, por exemplo. E nunca esquecer de hidratar a pele das axilas, que é uma parte que eu sempre esquecia.

Recomendo muito!

EDIT : a mistura amido de milho/bicarbonato é porreta. A mistura que misturava bicarbonato e amido em partes iguais não me pareceu tão eficaz, e eu sou paranóica com cheiro de suor, então... Passei para a proporção 2/3 bicarbonato, 1/3 amido de milho, e ficou ótimo. Esta mistura aguentou duas semanas em Pequim, umidade alta e calor acima dos trinta graus. Agora estou experimentando substituir o amido por talco e também ficou ótimo.

Tentei usar o bicarbonato de sódio puro de novo, porque achei um pó bem fininho, mas não adianta, deixou minha pele irritada. Também tentei fazer um desodorante líquido, dissolvendo o bicarbonato em água num frasco com spray. Funciona, mas não é muito prático porque precisa esperar secar :-)

Quanto às manchas de suor embaixo do braço, acho que não resolve, já que o bicarbonato é um desodorante e não um antitranspirante. Eu transpiro muito pouco, então não tenho problemas com isso, fico com uma mancha pequena de suor quando faz mesmo muito calor e quando uso uma blusa muito justa. Não vejo diferença de tamanho entre a mancha de suor que tenho agora e a que eu tinha quando usava um antitranspirante do Boticário. Mas para quem transpira bastante, talvez faça diferença...

8 comments:

Joseph said...

Thanks... gostei da idéia heim...
Vou arriscar... rs

Mani said...

Hum...Resiste mesmo, e nao deixa as axilas com aquelas rodelas de suor???
Porque aqui está muito, muito quente!

Milady Carol said...

Joseph : E aí, funcionou ?

Mani : Editei o post para dar mais informações... Resiste MESMO. Duas semanas em Pequim, umidade a mil por cento e temperatura sempre acima dos trinta graus, e NENHUM cheirinho, nem no final de um dia puxado. Fiz a mistura com 2 partes de bicarbonato e 1 parte de amido para garantir. Dá para usar talco no lugar do amido, estou experimentando e fica bom também.
Já para as rodelas de suor, acho que não resolve já que é só um desodorante e não um antitranspirante.
Sempre transpirei muito pouco, então às vezes fico com uma rodelinha mini quando o calor está brabo e se a blusa for justinha, mas a maior parte do tempo não fica rodela nenhuma. Mas não sei se dá jeito para alguém que transpira muito...

said...

Affff quanto tempo que eu não passava por aqui !!! Adorei a dica, ainda mais com o CALOIRE que tá fazendo em Curitiba ... Vou testar flor !!! Beijo, amo vc !!!

Milady Carol said...

Rê, sorte sua que faz CALOIRE em Curitiba, aqui é chuvachuvachuvachuva friofriofriofrio, uma caca! Pode testar, la garantia soy yo ahahahah ! Beijos, tb amo vc de monte, saudades, suma não viu?

Sagesse said...

Nossa, impressionante - para não dizer "misericórdia"! Qualquer dia vou tentar. Beijos.

LisAnaHD said...

amanhã mesmo vou testar... e veja lá outros usos pro bicarbonato de sódio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicarbonato_de_s%C3%B3dio

Milady Carol said...

LisAnaHD, outra coisa importante : quanto mais fino for o pó de bicarbonato, melhor... Eu passei um tempão com as axilas esfoladas porque o pó que eu usava era muito grosso. Achei um bem fininho quando fui ao Brasil, daí melhorou bastante.
Eu já uso bicarbonato de várias maneiras diferentes, foi assim que descobri esse novo uso :)
Obrigada pelo comentário!