Sunday, December 27, 2009

Vagem "frita" à moda de Szechuan

Quando marido e eu fomos à China esse ano visitar meus pais, eles já estavam bem entrosados com a cidade (Pequim) e conheciam bons lugares para visitar e... para comer ! Lógico que a gente quis comer de tudo um pouco e mais alguma coisa, já que a parte gastronômica da vihttp://www.blogger.com/post-create.g?blogID=15478226agem é fundamental para os pecadores que somos...
Na China come-se muito, MUITO bem. A gastronomia chinesa é tão vasta que dizer "comida chinesa" é a mesma coisa que dizer "comida européia", quer dizer tanta coisa que não quer dizer mais nada. Um bilhão de chineses, né mesmo?
A receita que eu queria dar é de uma receita de Szechuan, região do sudoeste da China conhecida pela culinaria beeeeeeeeem temperada. Alho e pimenta ali é em doses industriais, lembro de um prato de raizes de lotus que chegou na mesa literalmente (literalmente MESMO) coberto de pimentas secas. Tô falando sério, tinha mais pimenta do que raiz de lotus. E estava uma delicia!

Descobri esse prato no "pé-sujo", um restaurante de Pequim que meus pais adoram e com razão, não é sujo não, pelo contrario! Foi o primeiro restaurante onde eu vi uma pia para lavar as mãos logo na entrada. Dentre todas as delicias que comi la, tinha essa vagem, e fucei na Internet até achar o método de preparação da tal vagem. Descobri que era de Szechuan e que dava para fazer no wok (no restaurante acho que era frita mesmo, que nem batatinha). Virou prato preferido aqui de casa. Aliás, essa receita faz qualquer pessoa gostar de vagem, quem diz que não gosta de legume nenhum tem que experimentar as receitas chinesas e japonesas.

Ingredientes para 2 a 4 pessoas, de acordo com o numero de pratos que vc vai servir com a vagem

Um tanto de vagem que dê (eu vou no olho, uns 500g)
3 ou 4 dentes de alho
um pedaço grande de gengibre fresco (uns 5 cm)
1 echalota ou 1 cebola pequena
molho de soja
pimenta em pasta ou picadinha, a quantidade fica a seu critério
2 fatias de bacon ou carne de porco picada miudinho (opcional, quase nunca uso)
1 colher (sopa) de oleo

Pique bem miudinho o alho, o gengibre e a echalota.
Corte a vagem em pedaços grandes, uns 4 dedos de comprimento.
Aqueça o oleo num wok e jogue a vagem quando estiver quente. Mantenha a fogo médio a alto, mexendo sempre para não queimar. A vagem estara pronta quando começar a ficar com a casquinha crocante, e algumas partes torradinhas. Leva entre 8 e 12 minutos. Tire do fogo e deixe escorrer em papel absorvente.
No mesmo wok, coloque para fritar os temperos picados e a carne ou bacon, se for usar. Quando começar a ficar cheiroso, adicione a pimenta. Quando estiver bem fritinho, jogue a vagem de volta no wok, mexa bem até o tempero ficar bem distribuido. Tempere com molho de soja. Tire do fogo, sirva e coma com pauzinhos :-)

6 comments:

Angelina said...

Agradecemos a sua divulgação

Rede Portuguesa de Médicos e Enfermeiros ao Domicílio

REDENCED-enfermeirosPT
Linha Nacional 707 30 30 60
www.enfermeirospt.com

Tomaz Cavalcante said...

Achei SOBERBO!

Rê Cicca said...

http://descompensando.blogspot.com/

Geraldo Brito (Dado) said...

Deve ser bom...
Parabéns pelo blog!

Cris Zonta said...

Que bom que achei... Comi essa vagem na minha viagem a China, uma delícia mesmo ! Mas a vagem de lá é diferente da nossa, eu vi um senhor carregando um pacote no metro, é bem longa e mais fina... mas vai com a nossa mesmo.. Vou fazer... Obrigada

Milady Carol said...

Cris, espero que goste! A vagem na China é diferente mesmo, é compriiiiiiida... Aqui na França ainda é diferente, é mais fina então o cozimento é bem mais rapido. O jeito é adaptar, né? :)