Saturday, February 21, 2009

Tem pé de caramelo

Assumindo a tendência blog de receitinhas, aqui vão duas com um dos sabores que mais amo no mundo : CARAMELO. Pra mim caramelo é até melhor do que chocolate, prontofalei.


Crème de caramel au beurre salé*
(*caramelo feito com manteiga com sal, especialidade francesa, vai na fé que é uma delícia)


Ingredientes :


200g de açúcar

40g de manteiga com sal
20 cl de creme de leite sem soro (pode ser do light, eu uso esse)


Modo de preparar

Numa panela de inox, coloque o açúcar no fogo médio, mexendo o minimo possivel até formar um caramelo, igualzinho a calda de pudim. Quando estiver com aquela cor bonita de caramelo, coloque a manteiga aos pedacinhos, e cuidado que pode espirrar. Mexa bem e acrescente o creme de leite aos poucos, mexendo sempre. Baixe o fogo e deixe cozinhar uns 5 minutos. Despeje num pote de geléia (rende um pote dos de 395g bem cheio), deixe esfriar e voilà !
Use como géléia ou nutella : no pão, em panquecas, em cima do sorvete, para adoçar iogurte... ou de colher mesmo.
Super facil de fazer, baratinho e um absurdo de bom. Diz a receita que pode guardar até um mês na geladeira que não estraga. Não sei dizer, aqui em casa nunca dura mais de uma semana :-D

Daí eu me arretei e fiz um iogurte de caramelo. Ceis lembram da receita básica de iogurte ? 800 ml de leite semidesnatado, um pote de iogurte natural, um pote de leite em pó, tudo na temperatura ambiente e bem batidinho. Coloquei o equivalente a 2 colheres (chá) bem cheias por pote de iogurte, e um pouquinho de adoçante. Bati bem e despejei nos copinhos, e 11 horas de iogurteira depois... Ficou essa delícia de Jesus. Só fiz metade do iogurte de caramelo, o resto foi natural mesmo porque fiquei com medo de não dar certo. Devia ter feito tudo de caramelo, porque ê trem bão !

2 comments:

Quéroul said...

achei seu blog no velho modo 'fuça no orkut', mas não aleatoriamente.
eu conheço sua irmã - foi pelo orkut dela que eu fucei o seu, hihi - e a gente meio q brinca que somos 'ermãs de internet', por causa de gostos, trejeitos e bobagens parecidas.
tô quase vencendo seu blog e, olha, vc quer ser minha irmã tb?

adorei.
=*

ah, prazer! eu tb sou Carol :)

Milady Carol said...

Quéroul : Oi, Carol, prazer :) Muito obrigada pelo elogio, fico feliz ! Eu sou a pessoa mais preguiçosa do mundo para o Orkut, até esqueço que tenho perfil la ! Mas me deixe uma mensagem lá para eu conhecer a ermã da minha irmã, e ainda por cima minha xará! :-D

:*