Thursday, February 05, 2009

Receitinha de inverno


Gratin Dauphinois

(Para 6 pessoas)

1 kg de batatas
700 ml de leite (usei semidesnatado)
200 ml de creme de leite líquido (usei o light)
1 dente de alho pequeno
2 cc de manteiga
noz moscada
sal

Descasque as batatas e corte-as em fatias beeeeeeem finas, 2 a 3 mm de espessura. Com um processador ou um ralador para fatiar chips, vai rapidinho. Seque bem as fatias com um pano limpo ou com papel toalha.
Coloque o leite, as batatas e o sal em uma panela grande. Cozinhe em fogo baixo durante 10 minutos a partir da ebulição, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Enquanto isso unte uma forma refrataria grande (o gratin não pode ficar muito alto) com a manteiga, e esfregue o dente de alho no fundo e nos lados da forma.
Tire as batatas do fogo e adicione bastante noz-moscada, de preferência ralada na hora. Misture o creme de leite, verifique o sal, despeje tudo na forma untada e leve ao forno médio (180 graus) durante cerca de 40 minutos, ou até as batatas ficarem macias.

Delícia absoluta num dia de inverno ! Acompanha super bem carne, frango, pato… Com um salmão no vapor é um absurdo de bom.Eu gosto tanto que pra mim o gratin é o prato principal, acompanho com uma ratatouille ou uma abobrinha refogada e sou feliz :-).

2 comments:

Srta. Bia said...

ai ai... eu, esse blog e as receitinhas que nunca faço..rs.

Milady Carol said...

Srta. Bia : Ah, faz um dia desses e me diga como ficou ! :-)