Sunday, October 26, 2008

Potatões

Esse foi o nome dado por maridón a essas batatas temperadas "fritas" (de forno), porque no McDo, elas se chamam Deluxe Potatoes. Ficou tão, TÃO bom que quase não deu tempo de tirar foto, essas aí eram as últimas sobreviventes no prato de maridón.

Potatões

Para 2 pessoas famélicas

800g de batatas pequenas

1 e 1/2 colheres (sopa) de óleo

2 colheres (chá) de farinha de trigo peneirada

herbes de Provence
páprica

pimenta em grão

alho em pó

sal


Preaquecer o forno a 210 graus.
Descascar as batatas (pode deixar a casca se as batatas forem novinhas e se o seu marido não tiver birra com casca de batata :-) ). Cortar cada uma no meio, no sentido de comprimento, e cada metade em 2 ou 3 pedaços, dependendo do tamanho da batata. O importante é que os pedaços fiquem de tamanho homogêneo. Colocar as batatas num tapoé grande que tenha tampa, juntar o óleo e os temperos. Tampar e chacoalhar dicumforça para o tempero pegar em todas as batatas. Abrir, polvilhar a farinha pelas batatas, fechar e chacoalhar bem de novo.
Espalhar as batatas numa assadeira untada ou coberta com papel manteiga, as batatas não devem ficar umas por cima das outras. Polvilhar com sal, e assar no forno quente durante cerca de 30 minutos, as batatas estão prontas quando estiverem bem douradinhas, e macias. Servir em seguida.

Pode caprichar nos temperos, principalmente nas ervinhas, é o que faz a diferença. O tipo de tempero fica a seu critério, pode variar à vontade!

6 comments:

Srta. Bia said...

Olhi querida, dôrei essa receita. primeru porque parece muito fácil, basta chacoalhar e chocalho tenho dimais. E segundo porque é no forno e forno é sempre chiqui.
beijim

Celinho said...

Eu, como jurado parcial, digo que é bom dimais! Testado e aprovado! Beijos! :-)

Carla San said...

Quando eu estive em Paris, passando pela porta de um Mac Donalds vi estas batatas e não resisti. Minha mãe reclamou horrores, sob a alegação de que atravessar o Atlântico pra comer no Mac é um desaforo!..rs.. Mas valeu a pena, estavam deliciosas.
Adorei ver a receita, tentarei fazer em casa.
Sds,

Milady Carol said...

Srta. Bia, chique eu não sei, mas como é de forno, é láite então virou xodó aqui em casa :-D

Celinho, quiqui a gente faz, restaurante japonês ou potatões no almoço ?

Carla San, mas descobrir o Mac de outros países também é gastronomia, não ? Tem sempre coisas diferentes. Até hoje me arrependo porque não fui ao McDonald's na China, ano que vem é sem falta ! Meu pai disse que o Mac chinês carrega bastante na pimenta :-D
E quando é que estas de volta a Paris ?
Beijos !

Carla San said...

Carol, eu adoraria dizer: chego aí mês que vem..rs.., mas sabe Deus. Mas eu volto um dia, e aí vamos tomar 'xampã nacional do Chez George ( o do centre george pompidou!)e fofocar bastante!
Beijocas

Rê said...

Amei a receita queridona !!!! Preciso te recomendar um site urgente: www.receitaculo.com.br . Só lembro de ti e dessas tuas receitas quando entro lá. Vou fazer aqui em casa, mas como não tenho maridón, vou ter que comer td sozinha, com casca e tudo hehehe ... Beijocas com saudades imensasssss !!!