Friday, November 03, 2006

Tarte à l'oignon

Uma receita salgada e fácil, testada e aprovada, mas so pra quem gosta muito de cebola. Peguei aqui e adaptei. Espero que gostem!

Torta de cebola

1 rolo de massa folhada
10 cebolas
20 cl de creme de leite (se for aquele da latinha, sem soro)
3 ovos
3 colheres (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de açúcar (opcional, eu adoro !)
mostarda, de preferência « à l’ancienne », aquela com os grãozinhos. Senão, serve a normal mesmo
Sal, pimenta-do-reino

Preaqueça o forno.
Chore toooodas as pitangas cortando 10 cebolas em fatias finas. Refogue tudo no óleo, com o vinagre balsâmico e o açúcar. Sal e pimenta a gosto, mexa de vez em quando até dourar. Tire do fogo, deixe esfriar um tantim.
Enquanto esfria, bata os 3 ovos com o creme de leite e um tiquim de sal/pimenta, e misture nas cebolas.Estenda a massa numa assadeira, pincele mostarda no fundo, coloque o recheio e leve ao forno quente (200 °C). Também dá pra fazer com alho-poró. Eu já refoguei uns pedacinhos de bacon e juntei no recheio, fica ótimo! Se vcs preferirem fazer a massa folhada, melhor! eu aprendi e nunca fiz de novo, sou uma preguiçosa assumida. Também da pra fazer com massa de torta salgada normal.

4 comments:

Nina Barki said...

Dá pra fazer com alho poró?!?!
Maravilha!!! (i'm an onion hater)

VOCÊ é uma preguiçosa assumida? Pense numa pessoa que foge da cozinha??
Mas essa receita tá boa demais... me deu uma fome!!

Se eu resolver fazer, te digo como ficou. Quanto de alho poró eu coloco?
Beijos!

Milady Carol said...

Nina: Bão, depende do tamanho dos alhos-poros (o plural é assim?). Assim, a olho, talvez uns 6 dos grandes, ja limpos (sem as folhas, a parte verde dura e as raizes), talvez até um pouco mais...

Vou postar a sobremesa tb, aguarde!!! :-D

Marina said...

Ok!
Beijinhos!

Srta. Bia said...

Passo passo passo passo.... Cebola argh... Mas sim, "ouro de tolo" como música de funeral, muito profundo mesmo.