Monday, July 03, 2006

Questionário olfativo-gastronômico

Achei esse questionário no maravilhoso Cavoletto di Bruxelles, e como adorei, roubei, traduzi e taí!

1. Que cheiro de cozinha era o seu preferido quando criança ?
Sempre fui super sensível a cheiros, minha mãe diz que, quando era pequena, entrava na cozinha e perguntava: « o que é que eu tô cheirando ? ». Não tenho certeza, mas acho que era o eterno cheirinho de cebola e alho refogados no óleo, e o do feijão borbulhando na panela.

2. Que cheiro de comida te abre o apetite ?
De manhã, o cheiro de croissants quando chego na estação de trem de Versailles. Durante o dia, a maioria dos cheiros de comida salgada, menos fritura (vide abaixo).

3. quais são os cheiros:
da primavera?
Flor de laranjeira, morangos, grama cortada, pólen…

do verão ?
Pêssego, nectarina, melão maduro, rosas, churrasco, flores brancas, musgo…
do outono ?
Castanhas assadas, chá, viennoiseries, chocolate, peras, sopa de abóbora, e o cheirinho das folhas secas depois da chuva.
do inverno ?
Fumaça de lareira, raclette, tangerinas, café com leite, pão torrado, tarte Tatin, cravo, canela e gengibre.

4. Qual é a sua especiaria favorita ?

Empatadas, baunilha e gengibre. Ah, sim, e pimenta! mas é especiaria?

5. Qual é a sua erva aromática favorita ?

Hortelã, manjericão e cebolinha.

6. Qual é o seu perfume ?
Principalmente l’Eau d’Issey e agora, l’Eau de Cartier. Por acaso, são os perfumes das minhas duas melhores amigas !

7. qual é o cheiro da casa dos seus sonhos ?
Lavanda, roupa limpa, bolo saindo do forno, cera de abelha.

8. qual é a sua madeira aromática preferida?
Sândalo

9. Qual é o cheiro que você mais detesta ?
Na cozinha ? cheiro de fritura. ARGH !

10 . qual é o aroma artificial mais nojento ?
MORANGO ! IECH IECH IECH

11 . Que combustível comestível e aromático você colocaria no seu carro, se pudesse ?
Hmmmm… óleo essencial de lavanda, ou de hortelã. Ou casca de laranja cristalizada!

7 comments:

Clarice said...

Muitas coincidências! Tirando a lavanda, quase tudo no mesmo caminho.
Minha vida é muito de cheiros. Eu associo lembranças a cheiros, antes de imagens. Às vezes as coisas se confundem, mas eu teimo com os dois neurônios até achar a imagem que corresponde ao cheiro ou perfume.

OBS.: 1. Vê lá o que vc vai falar do Brasil pra essa italiana, hein? Brincadeirinha.
2. Adorei os trabalhos de sua mãe. Me perdi olhando cada detalhe. Beijão.

Nina Barki said...

Nossa! Não sei se vou me atrever a "roubar" o questionário, não sei se terei respostas tão geniais!
Pra mim verão só tem cheiro de poeira molhada ( = chuva de Bsb!)
hehehehe
Beijão!

Milady Carol said...

Clarice: vc não gosta de lavanda? eu adooooro! é o cheiro que mas me coloca em paz com o mundo.

P.S.: pode deixar que vou ser (quase) so elogios ao nosso Brasil... rs
P.P.S: Vou contar pra minha mãe que vc gostou dos trabalhos dela, ela vai ficar superfeliz! pena que o gene artistico dela não chegou inteiro em mim...

Nina: Rouba! Rouba! Rouba!

Celinho said...

Eu digo quase o mesmo que a Marina.. Nao vou conseguir ser tao criativo, apesar de ser olfativo como vc =)

Claudia said...

Nossa! Ler esse seu post foi como entrar numa Sephora de épices! Muito bom!
Beijo, beijo, beijo!

Lígia said...

Ah, tão delicioso esse post, tão cheio de poesia que eu viajei e também não me atrevo a fazer um prá mim. Todos seus cheiros eu quero mais é roubá-los prá mim.
Beijos!!!

Milady Carol said...

Celinho: ah, não sei se foi criatividade, os cheiros foram vindo à minha cabeça...

Clau: Espero que tenha sido menos enjoativo do que uma Sephora em pleno verão... :-) beijo beijo beijo pra ti fofolete!

Ligia: Obrigada pelo elogio, fiquei até sem graça... Roube sim, que o bom de cheiro é que não sobra menos quando a gente divide! ;-) Beijos