Wednesday, July 12, 2006

Ici l'on danse

Aproveitando a preguiça dos clientes nesse verãozão véi bão, deixem eu falar abobrinha.

********************

Depois de amanhã, 14 de julho, aniversário da queda da Bastilha ocorrida em 1789. Esse dia é considerado como o pontapé inicial da Revolução francesa, apesar desta ter começado em teoria muito antes. A festa é composta principalmente de:

- bailes: os mais tradicionais são o baile da Praça da Bastilha e os bailes dos bombeiros. O baile da Praça da Bastilha começou em no dia 14 de julho de 1790, quando os parisienses, comemorando a reunião das federações que vieram , colocaram mesas e cadeiras, pegaram os instrumentos e armaram uma festa popular enorme com uma placa chamando para o baile: "Ici l'on danse". A tradição continuou, antigamente nos cabarés e "guinguettes" (cabarés na beira do Sena). E hoje à noite, bailes em todos os corpos de bombeiros e na praça da Bastilha.

- fogos de artifício: costumam ser no dia 13 à noite: como anoitece tarde no verão, começam bem depois das 10, em praticamente todas as cidades da França. Em Paris, vai ser no Champ de Mars, a esplanada de frente à torre Eiffel.

- piqueniques. Essa é, para mim, a melhor parte. Vai ser uma invasão de praças, praias (eu não entendo gostar de comer na praia, a não ser água de coco e picolé), parques e bosques. Existem inclusive vários "pique-niques de la République", organizados pelas prefeituras e associações, mas comer sanduba dormido e vinho morno ouvindo discurso de prefeito... non, merci! Por isso, o menu do 14 de julho já está prontinho: pão de tomate seco, nozes e queijo de cabra; salada de tomates cereja amarelos e vermelhos, queijo feta e saucisson, manjericão e azeite; brigadeiro e frutas. E se alguém vier roubar no meu pratinho de papelão vai ter pau.

********************
- Namorada ( cozinheira + canceriana) + namorado distante há 2 meses + véspera de aniversário = geladeira que não fecha.

********************
- Uma colega daqui talvez consiga ingressos de grátis para o show do Juanes na terça-feira! Bons contatos são tudo nessa vida.

6 comments:

Clau said...

Eu quero pic-nic!! Nem me importo com pão dormido, vinho morno e discurso de prefeito, só me basta um pedacim de grama verdinha, solzim... Saudade de Paris no verão! Beijos pros pombinhos!

Clarice said...

Pim! Pow! Na falta de fogos de artifício vai meu desejo de que tenhas saúde para aproveitar os melhores momentos da vida, alegria para fazê-los ainda melhores; sucesso para dar e vender e amigos para entregarem o abraço que eu mando de longe. Seja feliz a toda hora.
Beijão!!!!

Nina Barki said...

Juanes!
Geladeira cheia!
Namorado!
E o mais importante.... aniversário!!!
Eu deixei passar um dia, admito, mas os votos de felicidades e muitos anos de vida continuam vivos!
:D
Tudo de bom pra vc nessa vida, menina. Vc merece! :)
Beijos enormes!!

Cynthia said...

PARABÉÉÉÉNS !! Tudo de bom, Carol. (não é frase original, mas é 100%sincera)

:o*

Milady Carol said...

Clau: Fofolete, o piquenique desse 14 juillet foi tudibão! só Marcelo e eu em "teta-a-teta"! o menu foi esse mesmo que eu escrevi aí, mais um empadão de frango, um dia LINDO la no Parc André Citroën... depois mando fotas!

Clarice: Obrigada mesmo Clarice, por todos esses votos tão lindos. Beijos e mais beijos para você!

Nina: O Juanes não vai rolar, o show já lotou... mas o resto foi uma beleuza. Obrigada pelos parabéns bela! Recebeu minha receita de pancakes com abacaxi?

Cynthia: Obrigada Cynthia dear, pelo carinho e pelos votos... que eu acredito piamente naquele papo ripe (como diz a Fal, hahaha) de "energia positiva", e com tanto carinho tudo só pode dar certo. Beijocas procê! P.S.: fiz um empadão goiano outro dia que converteu até o meu paulistano! :-D

Nina Barki said...

NÃO, não recebi!!!
:((((
Pra onde vc mandou?
Agora fiquei triste....
Entra no msn! ;)
Beijinhos!