Thursday, February 02, 2006

Fondant au Chocolat

Já que eu engordo, engordo vocês também! afinal, é tudo uma questão de perspectiva: se todo mundo que estiver perto de mim estiver gordo, eu pareço menos gorda, né mesmo??

Fondant au Chocolat

200 g de chocolate meio amargo em barra (do bom!)
150 g de manteiga, temperatura ambiente
120 g de açúcar
50 g de farinha de trigo peneirada
3 ovos

Preaqueça o forno, 180 graus (aí depende do forno, pode ser um pouco mais quente). Derreta o chocolate no microondas ou no banho-maria. Enquanto o chocolate derrete, bata o açúcar com a manteiga até formar uma mistura fofa e leve. Adicione os ovos, batendo sempre, um por um. Junte o chocolate derretido, bata até incorporar tudo direitinho. Por último, junte a farinha de trigo e bata só até a massa ficar lisa. Unte uma fôrma redonda de 24 ou 26 cm de diâmetro. Forno nela. Leva uns 30 a 35 minutos para assar, com muito cuidado para não passar do ponto: espete uma faca no centro do bolo depois de uns 25 minutos, se ela sair levemente úmida, ficou pronto. O fondant não leva fermento, não cresce muito mesmo não. Tire do forno e sirva morno ou frio (se conseguir esperar), com sorvete de baunilha ou DE COCO!!, ou com chantilly, ou com crème anglaise ou puro mesmo. Como diria a lindabela Fal, amém nóis tudim.

P.S.: essa receita é super simples, o segredo está principalmente na qualidade dos ingredientes, principalmente do chocolate e da manteiga.

7 comments:

Cynthia said...

Mas que maldade, Carol... ainda bem que dei um limpa na minha casa e agora não tem mais nenhum desses ingredientes lá. Agora é só eu não me esquecer por um instante que, do alto dessa receita, um gazilhão de calorias me contemplam.
;o)

Nina Barki said...

QUE ISSO!
Apelação.

PS: Olha minhas fotos da colação no meu LJ!!
:D
Beijão!

Milady Carol said...

Cynthia: Ai, desculpa! nem pensei que esse tipo de tentação é horrorível! o limpa da despensa é de praxe aqui em casa na hora do regime também, porque oh céus, como a carne é fraca...

Nina: fui ver, fui ver! molto bello, todo mundo chique no úrtimo! e pelo que deu pra ver a sua cruzada contra a barriguinha (as if you actually needed that, mas não vou te contrariar) foi bem-sucedida.

Celinho said...

Hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm...
:´)

Milady Carol said...

Celinho: :-* :-* :-* :-* :-* :-* :-*

Nina Barki said...

Muito obrigada mais uma vez!
Fica aqui registrada a minha derrota contra a barriguinha: assim q der, vou comer sozinha um pote inteiro de fondant, ou brigadeiro, com 1 litro de coca-cola... OH YES!
hehehe
Beijão!

Milady Carol said...

Nina: Blah, eu ouço essa sua história de barriguinha há anos, e não vou mexer com alucinação crônica eeheheheheh! De nada de novo, vc merece! como vai a vida de formada?
P.S.: BRIGADEIRO! meu Deus, como é que eu vou resistir?