Saturday, February 18, 2006

Doce de leite talhado


Hoje eu ganhei o dia. Pela primeira vez na vida, fiz doce de leite talhado. E ficou uma delícia. Como eu procurei a receita na Net e achei poucas, aqui vai a minha.

Doce de leite talhado
2 litros de leite (eu usei o semidesnatado)
2 1/2 xícaras de açúcar
1 limão


Numa panela grande, de preferência de fundo grosso, coloque o leite e o suco de limão. Deixe o leite talhar uns 10 minutos. Junte o açúcar, misture bem e deixe no fogo médio até ferver, mexendo de vez em quando. Depois da fervura, fogo de médio a baixo, borbulhando allegro ma non troppo. Agüente firme, que você vai ficar esquentando a barriga ali durante umas 2 ou 3 horas, mexendo sempre, principalmente depois que o doce já estiver marrom claro e a calda tiver começado a engrossar. Aí muito cuidado, porque você pode parar de mexer para ir ao banheiro ou sentar durante 30 segundos (abaixe o fogo !), mas quando voltar a mexer espirra bastante, e queima que não é brincadeira. Quando o doce estiver com aquelas pelotinhas e aquela cor marrom linda, tire do fogo, e deixe esfriar. Tem que ficar que nem o da foto ali, ó.

8 comments:

Celinho said...

To aqui torcendo para os deuses do Mofo não se manifestarem nos proximos dias =)
Eu queeeeeeero!=D

Nina Barki said...

OHMIGOD, 3 horas na frente do fogão? Não sei se possuo o gene... :|
Mas parabéns, ficou lindo! Enjoy!

Elvira said...

Olá! Que bom! Um blogue parisiense em língua portuguesa. E muito diversificado e interessante, ainda por cima.

Um abraço de Portugal

Milady Carol said...

Elvira: obrigada pela visita e pelos elogios, gostei muito de seu blog, apareço por lá todos os dias... abraços de França!

Arte da Kiki said...

CAROL
PARABÉNS!!!MARAVILHOSOOOOOOOOOOOO
MEU MARIDO FEZ E AMEIIIIIIIIIIIII.
BEIJOS KIKI

Milady Carol said...

Kiki, que bom que gostaram !!! Seu marido é corajoso viu? porque olha, eu fiz esse doce em março de 2006 e não tive coragem de fazer de novo até hoje. Acho que a melhor coisa é fazer uma grande quantidade, e fazer conservas... da um pouco mais de trabalho mas depois é so aproveitar :-) Beijos!

Leniza said...

nossa amei este doce de leite fiz e ficou igualzinho da vovó

Milady Carol said...

Leniza, que bom!! seu comentario me deixou mnuito feliz, mesmo! Nesse final de semana, por coincidẽncia, fiz doce de leite, so que fiz do normal e do com coco. Apareça sempre, viu?